Opel Corsa

Print Print   |  Send Email  |  Word   Share Add This  

Opel revela a quinta geração Corsa

  • Chassis evoluído e motor de nova série;
  • Habitáculo de elevada qualidade;
  • Infoentretenimento IntelliLink e múltiplos sistemas de apoio à condução;
  • Estreia mundial no Salão de Paris, em Outubro.

A Opel revelou as primeiras imagens e informações do novo Corsa. O modelo mais vendido do fabricante alemão vai para a quinta geração e destaca-se pela dinâmica apurada, elevando a fasquia em matéria de desempenhos de chassis, motor e transmissão. O novíssimo motor tricilíndrico 1.0 Turbo com injeção direta de gasolina, bem como a nova suspensão e a direção otimizada, permitem ao mais recente Corsa fixar novos padrões em conforto e comportamento dinâmico. Da mesma forma, o habitáculo totalmente novo eleva os patamares de qualidade e de espaço, oferecendo tecnologia moderna como o dispositivo de infoentretenimento IntelliLink e vários sistemas de apoio à condução. O novo Corsa possui linhas modernas, enquadradas na filosofia de ‘design’ da Opel, onde sobressai a atenção ao detalhe. A marca está convicta de que o modelo tem todos os argumentos para assegurar a continuação do sucesso das anteriores gerações Corsa, o qual perdura há 32 anos num segmento de mercado extremamente concorrencial. A quinta geração do ‘bestseller’ da Opel tem estreia mundial marcada para o Salão Mundial do Automóvel de Paris, que abrirá portas no dia 4 de Outubro. A produção arranca antes do final do ano nas fábricas da Opel de Saragoça, em Espanha, e Eisenach, na Alemanha.

«O Corsa foi sempre um sucesso, especialmente pelas linhas e pela utilização eficiente do espaço em dimensões tão compactas», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann. «Este é um fator decisivo na longevidade do êxito do nosso modelo. Obviamente, na nova geração mantemos esse lado apelativo. Graças a muitas novas tecnologias, também oferecemos uma fantástica experiência de condução, que eleva padrões nesta classe de automóveis. A quinta geração do Corsa vai ter muitas surpresas

Receita para o sucesso: ‘design’ jovial e muito espaço

Em quatro gerações do modelo, ao longo de 32 anos, a Opel comercializou quase 12 milhões de Corsa na Europa, incluindo 2,8 milhões da atual quarta série. Com média de vendas de 370 mil unidades por ano, o Opel Corsa é, desde sempre, um dos modelos mais populares do segmento dos utilitários. Uma das razões para tal está no aproveitamento do espaço. De facto, numa carroçaria com apenas quatro metros de comprimento, o Corsa ofereceu sempre um habitáculo para cinco pessoas, tanto na variante de cinco portas, mais familiar, como na de três portas, mais dinâmica. Simultaneamente, as linhas exteriores atraíram pelo lado original e jovialidade. O novo Corsa dá continuidade a estas características, num formato modernizado e mais sofisticado. Na frente, destaca-se uma grelha proeminente e grupos ópticos desenhados com variados pormenores de invulgar qualidade, incluindo a assinatura de ‘asa’ bem visível nas luzes diurnas LED. A secção traseira possui linhas que acentuam visualmente a largura do automóvel, para o que contribuem os grupos óticos orientados na horizontal.

Mas foi para o interior que a Opel reservou o maior corte com o passado. O habitáculo completamente novo tem linhas alongadas bem definidas e materiais sofisticados. A suspensão claramente mais confortável e a direção mais precisa, a par de motores completamente novos e de níveis de ruído reduzidos, são características que conferem ao Corsa um comportamento dinâmico excelente e níveis de conforto invulgarmente elevados para este género de automóveis.

Controlo total: nova suspensão e nova direção

A prioridade absoluta da equipa de engenheiros que teve a seu cargo o desenvolvimento do novo modelo foi dar à condução do Corsa o carácter que é habitual encontrar-se em modelos de segmentos superiores, sobretudo no que tem a ver com conforto e precisão de controlo. A nova suspensão e a nova direção são os pilares dessa estratégia. A suspensão não utiliza qualquer componente do Corsa atual. A estabilidade em reta e em curva foi melhorada graças a um centro de gravidade mais baixo em 5 mm, ao sub-chassis mais rígido e à nova geometria da suspensão. O comportamento em estrada, a precisão da direção e as características de subviragem melhoraram em toda a linha face à geração anterior. As evoluções operadas ao nível de amortecimento conferem ao novo Corsa uma superior capacidade de filtrar e absorver irregularidades da estrada, o que se traduz em conforto exemplar para um automóvel utilitário.

A criação de uma arquitetura completamente nova de sistemas elétricos para o Corsa da quinta geração permite alcançar um nível mais sofisticado de interação entre vários sistemas de controlo dinâmico. A par da nova configuração mecânica da direção, os técnicos criaram novo ‘software’ para o sistema de assistência elétrica. Disto resulta resposta mais precisa, maior facilidade de controlo e mais conforto. Uma novidade é o modo ‘City’, acionado através de uma tecla no ‘tablier’, que reduz o esforço que o condutor tem de aplicar no volante quando circula a baixa velocidade ou efetua manobras.

Tal como no atual Corsa, o chassis poderá ter duas configurações: Comfort e Sport. A opção Sport terá molas e amortecedores mais ‘duros’, bem como uma geometria e calibração de direção diferentes, assegurando resposta mais direta.

A nova geração ECOTEC 1.0 Turbo com injeção direta

Um dos maiores destaques da quinta geração Corsa (‘E’) está sob o capô. Trata-se do novíssimo 1.0 Turbo de três cilindros, com injeção direta de gasolina, motor que faz parte do vasto plano de renovação de motorizações que a Opel lançou recentemente. Este propulsor recorre à mais recente tecnologia e é o único 1.0 tricilíndrico de produção em série dotado de veio de equilíbrio. É este componente que torna o 1.0 Turbo da Opel na referência em matéria de baixos níveis de ruído e vibrações, e consequentemente de conforto. Com construção em alumínio, este motor compacto cumpre a norma de emissões Euro 6 e estará disponível em dois níveis de potência: 90 cv e 115 cv. Em ambas as variantes está em plano de evidência a excelente resposta a baixas rotações graças ao débito de um elevado binário máximo de 170 Nm logo às 1800 rpm. O sistema Start/Stop é de série.

Na gama à saída da fábrica, a linha de motores incluirá um novo 1.4 Turbo com 100 cv de potência e 200 Nm de binário máximo, além de novas evoluções dos conhecidos 1.2 e 1.4 ‘atmosféricos’. A opção turbodiesel será constituída pelo 1.3 CDTI, disponível em dois patamares de potência: 75 cv e 95 cv. Registe-se que ambas as variantes a gasóleo foram totalmente revistas e incluem evoluções significativas em refinamento, passando também a cumprir com a norma de emissões Euro 6. No lançamento, a versão Corsa mais económica - com 95 cv, caixa manual de cinco velocidades e Start/Stop - emitirá apenas 89 g/km de CO2. Na primavera de 2015 surgirão outras versões de baixas emissões.

No capítulo mecânico há ainda a registar a introdução de novas transmissões, contribuindo para maior eficiência no conjunto. Ambas as versões do 1.0 Turbo de injeção direta terão acoplada uma caixa manual de seis velocidades que é totalmente nova e extremamente compacta. O conceito de baixo atrito foi o fulcro no desenvolvimento deste órgão que se destaca pela eficiência e ainda por grande precisão e facilidade de comando. Também fará parte da gama a mais recente caixa automática de seis velocidades e uma nova caixa manual robotizada Easytronic 3.0 caracterizada pela suavidade de funcionamento. Esta última transmissão constituirá a melhor forma de aliar o conforto de uma caixa automática com a eficiência de uma manual.

Infoentretenimento IntelliLink e sistemas auxiliares de condução

Com foco na ergonomia, no bem-estar e no ambiente de qualidade, o habitáculo do novo Corsa está centrado num tabliê desenhado com linhas horizontais que reforçam visualmente o espaço no interior. O sistema IntelliLink, com ecrã tátil policromático de sete polegadas, está colocado na consola central, próximo da alavanca da caixa de velocidades. O IntelliLink permite a ligação de dispositivos externos, tanto iOS (Apple) como Android, e aceita comandos de voz. Entre as várias aplicações disponíveis estão a BringGo para a navegação e as Stitcher e TuneIn para rádio de Internet e ‘podcasts’. A Opel propõe ainda uma ‘dock’ para ‘smartphones’, que permite fixar os aparelhos e recarregar as respetivas baterias.

A nova geração Corsa oferece um leque completo de sistemas de assistência à condução, muitos dos quais não têm paralelo neste segmento. A segurança ativa sobe vários pontos graças a dispositivos e sistemas que são estreias absolutas no Corsa. São os casos dos faróis bi-xénon direcionais, do alerta de ângulo cego e da câmara Opel Eye - com reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, comutação automática médios/máximos, indicação de distância para o veículo da frente e alerta de colisão iminente. Para garantir a máxima segurança, o alerta de colisão recorre a uma luz vermelha de aviso que é projetada no pára-brisas. O novo Corsa disponibiliza igualmente um sistema de monitorização permanente de pressão de pneus.

O conforto e a facilidade de utilização ganham muito com o novo sistema Advanced Park Assist, capaz de comandar automaticamente a direção nas manobras de estacionamento, e com a câmara traseira e a assistência ao arranque em planos inclinados. O Corsa pode ser encomendado com o versátil porta-bicicletas FlexFix. Do equipamento também podem fazer parte dispositivos como o aquecimento para bancos dianteiros, pára-brisas e volante. O habitáculo do novo Corsa assume-se como referência em qualidade e conforto. Os bancos de novo desenho destacam-se pelo cuidado posto nos acabamentos. O ambiente agradável a bordo é maximizado pela iluminação discreta e pelos revestimentos suaves ao toque.

Corsa PR Trailer

» Mais vídeos

Corsa Lifestyle Trailer

» Mais vídeos