Chevrolet Camaro 2014, um ícone da esportividade, chega ao Brasil com design renovado

2013-10-11

Print Imprimir   |  Send Email  |  Word   Share Añade este  
  • Design renovado e mais esportividade se destacam na linha 2014
  • Motor Chevrolet V8 6.2L Small Block, oferece de 406 cv de potência
  • Transmissão GR6 sequencial automática de seis velocidades, permite a troca de marchas por meio de botões no volante “Paddle Shift”
  • Modelo traz muita tecnologia e conectividade com o sistema Chevrolet MyLink
  • HUD projeta imagens no para-brisa para deixar a condução ainda mais esportiva

SÃO CAETANO DO SUL, A Chevrolet, marca que detém a linha mais completa de veículos do mercado brasileiro, traz o Camaro linha 2014 com um design bastante renovado. O consagrado motor V8 6.2L Small Block e a transmissão de seis velocidades GR6, compõem com o veículo um conjunto de muita performance e de grande sucesso. O esportivo tem previsão de vendas para o final do próximo mês de novembro exclusivamente na versão topo de linha SS.

“É um ícone mundial, um sonho sobre rodas, um carro que desperta a paixão em todos que o dirijam ou simplesmente olhem para ele”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Tecnologia Powertrain
Além da elevada potência e torque, o motor do Camaro oferece muita tecnologia. O seu motor é equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor comanda o desligamento de parte dos cilindros, da injeção de combustível, e o fechamento das válvulas de admissão e escape, utilizando uma válvula eletrônica, que atua sobre o comando hidráulico dos tuchos, comandando o fechamento das válvulas.

A tecnologia do motor Chevrolet Small Block V8 6.2L não para por aí, o motor possui comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. As válvulas de admissão e escape possuem massa reduzida em função da haste ser oca, favorecendo o aumento da rotação do motor. O módulo de gerenciamento do motor, é desenvolvido e calibrado pela Chevrolet (sistema “S2”), o que permite controle preciso do motor, maior integração com o veículo, garantindo assim uma melhor experiência ao dirigir.

Em conjunto com os mais de 400 cv de potência do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissão sequencial/automática de seis velocidades GR6, exclusiva da versão SS. Com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas da transmissão automática, que são extremamente rápidas e fluídas, como também é possível fazer trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante “Paddle Shift”, que permite fazer as trocas de marchas, sem a necessidade de se tirar as mãos do volante.

Diversão ao dirigir
Dentro de um Camaro a experiência é única, desde o momento que se a aciona a partida de imediato ouve-se o motor, ouvimos o som grave característico do motor V8 6.2L Small Block, que certamente superará em muito as expectativas do motorista. O painel de instrumentos e os diversos mostradores do console se iluminam, ganhando vida e complementando a experiência de dirigir o Camaro.

Utilizando os seletores no volante “Paddle Shift”, é possível fazer trocas de marchas mais esportivas, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. O sistema utilizado no Camaro que é desenvolvido pela Chevrolet, possui um requinte de software e calibração, que permite fazer uso do “Paddle Shift” com o seletor na posição “D” Drive.

O Camaro oferece controle eletrônico de tração e de estabilidade, que atua sobre os freios, e auxilia o motorista em uma direção mais segura. É possível desativar ambos os sistemas. Pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita o controle de tração, e pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Dinâmico”, permitindo uma condução mais esportiva sem tantas intervenções, mas mantendo o elevado nível de segurança. Trabalhando em conjunto com o sistema eletrônico de tração o Camaro conta também com controle de tração mecânico, que utiliza diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD).

A direção ficou ainda mais confortável para o uso carro no dia-a-dia, porque o sistema, que era hidráulico, passou a ser elétrico, permitindo desenvolver uma calibração que tivesse um menor esforço em manobras em baixas velocidades.

Ao contrário de seus concorrentes em outros mercados, o Chevrolet Camaro vem equipado com suspensões independentes nos dois eixos. Tanto na dianteira quanto na traseira o Camaro utiliza suspensão do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos.

Outro item importante que aumenta a flexibilidade de uso do superesportivos é o fato do motor ter sido calibrado para utilizar a gasolina brasileira. Para assegurar a estabilidade superior, o superesportivo vem equipado com rodas de alumínio de 20 polegadas de tala 8’ na dianteira e 9’ na traseira. Calçando as rodas estão os pneus de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira.

O conjunto de rodas e pneus deixa à mostra os enormes discos de freios (com 35,5 cm de diâmetro e 3,2 cm de espessura na dianteira e 36,5 cm de diâmetro e 2,8 cm de espessura na traseira) e as pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

Design renovado na linha 2014
O Camaro 2014 apresenta uma evolução do design, sem perder o conceito original que retrata a herança de sua primeira geração, produzida de 1967 a 1969. Ele apresenta um nova e maior grade frontal, que favorece o fluxo de ar. A adição de saída de ar no capô, melhora a exaustão de calor, e o novo parachoque compõe o visual da frente do Camaro. Novo difusor de ar e aerofólio que foram otimizados em túnel de vento, e nova lanterna, compõem o design da traseira do superesportivo.

Internamente o Camaro recebe bancos com regulagem elétrica, e as laterais das portas ganharam iluminação em LEDs na cor ice blue. Os mostradores do painel, a projeção de dados no para-brisa, bem como os mostradores no console central, apresentam um visual retrô e sofisticado ao mesmo tempo.

“Renovar o design do Camaro, ícone da esportividade da marca Chevrolet, que possui um design tão bem resolvido, foi um grande desafio”, comenta Carlos Barba diretor executivo de design da GM do Brasil.

Tecnologia a serviço do motorista, o Camaro 2014 recebe MyLink
O Camaro a partir do ano modelo 2014 recebe exclusivo sistema de multimídia Chevrolet MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.

Os usuários que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o download do aplicativo em um smartphone compatível com o MyLink, por meio de lojas como App Store e Google Play. Além dos atributos conhecidos, como tela touch screen, de sete polegadas, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth, também conta com reconhecimento de voz para agenda e ligações telefônicas. Outras novidades: comandos de voz para navegação e áudio, configurações do veículo, câmera de ré integrada, e função áudio streaming utilizando o aplicativo Stitcher.

Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da visualização de demais informações tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.

O sistema de áudio ainda conta com um sistema premium sound de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Um outro item muito importante é o Head-Up Display (HUD), um sistema que projeta algumas informações no para-brisa do veículo. A ideia é a de que, em um veículo superesportivo, o motorista não desvie o olhar da estrada, por isso as informações ficam projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações projetadas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

Cores e Acessórios
O modelo superesportivo será comercializado nas cores: amarelo (lemon peel), vermelho (pull me over), preto e branco (Summit) com os seguintes acessórios: adesivos de capo, Insulfilme, filme segurança, capa protetora e rede para objetos no porta malas.

A história do ícone
A primeira geração do Camaro foi apresentada em 1966, já como modelo 67. Ele começou a ser vendido nos Estados unidos em 29 de setembro de 1966. Ele teve oito diferentes opções de motor. Duas delas, de seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até impressionantes 7.0 litros. Ele era comercializado em três diferentes versões, a RS, a SS e a Z28, mais esportiva ainda. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu 100.255 carros. A primeira geração do Camaro foi vendida até 1969, totalizando quase 270.000 esportivos vendidos em apenas três anos de venda. Um verdadeiro sucesso.

A segunda geração foi introduzida em fevereiro de 1970 e foi produzida até o modelo de 1981. Ela chegava com um novo visual, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia alterações estéticas nos modelos 1974 e 1978. Em relação a primeira geração, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido em três diferentes versões, a RS, SS e Z28. Esta última, foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltaria com força total, em 1977. A segunda geração do Camaro estreou, em 1980, um novo motor: o V6 de 3.8 litros, em substituição ao de seis em linha, de 4.1 litros.

Em 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro. Totalmente remodelada, ela inaugurava também a era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Além de mais moderno, o Camaro também passou por um forte regime: ele estava 227 quilos mais leve que o modelo anterior.

# # #

A General Motors Company e seus parceiros produzem veículos em 30 países e a empresa ocupa posição de liderança nos maiores mercados automotivos do mundo. A GM, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos das marcas Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Isuzu, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Mais informações a respeito da empresa e suas subsidiárias, incluindo OnStar, um líder global em segurança veicular, proteção e serviços de informação, podem ser encontradas em http://www.gm.com

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 88 anos. Em 2012 a Chevrolet vendeu no país 642.649 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos. Mais informações podem ser encontradas no site http://media.gm.com/brasil e Twiter: www.twitter.com/GMBPress


# # #

Chevrolet Camaro 2014

Chevrolet Camaro 2014

Videos

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MEDIA CONTATOS